segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A lagartixa

 

O fato ocorreu há muito tempo. A classe era de 5ª série do Ensino Fundamental, uma classe só de meninos. O assunto não me lembro mais. Sei, entretanto, que naquela época eu ainda usava avental para me proteger do pó de giz.

LagartixaA sala, com cerca de 40 alunos, estava repleta. Uma boa parte desses alunos demosntrava interesse pelo assunto que estava sendo desenvolvido e participava da aula com perguntas e se empenhava na resolução dos exercícios propostos.

Era uma manhã muito clara e agradável do outono e a luz intensa do sol que penetrava pelas janelas, começava a incomodar os alunos que se sentavam nas fileiras próximas a elas. Com o propósito de tornar mais agradável o ambiente de sala de aula, dirigi-me a uma dessas janelas na tentativa de fechar a cortina, um tanto quanto desgastada pela ação do tempo e do uso. Ao puxá-la, percebi que alguma coisa se despeendeu dela, sem entretanto identificar, naquele momento, do que se tratava. Senti que algo caiu dentro do bolso superior do meu avental. Tratei, imediatamente, de ver o que era.  Olhei para o bolso do avental e lá estava ela, uma lagartixa, assustada e ainda meio atordoada pela queda e pelo local inóspito.

Procurei manter a calma, para não perder o controle sobre a classe, que até esse momento não se apercebera do que estava acontecendo. Minha intenção era sair sorrateiramente da sala de aula e, uma vez no corredor, fora do olhar dos alunos, me livrar daquele ser pegajoso e intruso.

De repente, a lagartixa decide abandonar o bolso que a acolheu e atira-se, num gesto suicida, ao chão, na frente de todos aqueles alunos que, incrédulos no que viam, se levantaram e começaram a gritar e a correr para fora da sala, como se estivessem sendo atacados por um velociraptor.

Não sei dizer até hoje o que foi maior: o susto que a lagartixa levou por ter caido dentro do bolso do meu avental ou o provocado pela reação de uma classe descontrolada.

 

Francisco Ismael Reis.

AssinaturaFundoCla

02/11/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário