sábado, 2 de maio de 2009

Valeu a pena!!!

 

Há um ditado que diz:

A Felicidade não existe, o que existem são momentos felizes.


Se esse ditado for verdadeiro, então hoje (02/05/2009), eu vivi um momento muito feliz. O motivo me foi proporcionado por um comentário deixado em meu Blog, bem abaixo da postagem que leva o título O Professor está sempre errado, e que ali foi deixado por uma pessoa que não conheço pessoalmente, que diz chamar-se Luiz Fermiano.

O Luiz, um aluno do 9º ano, tece elogios ao material de minha autoria Fundamentos da Matemática. A felicidade e a emoção com que escrevo este artigo, são decorrentes do fato desse elogio de ter vindo de um aluno do 9º ano.

Eu sempre defendi a tese de que todo autor de livros didáticos, quando escreve, embora tenha em mente a faixa etária do aluno que vai se utilizar desse material e procure se valer de uma linguagem que lhe permita apresentar os conceitos da forma mais didática possível, fazendo com que a intrepretação ocorra da forma mais natural possível, no fundo, no fundo, todo autor, ainda que de maneira inconsciente, não escreve diretamente para o aluno e sim para o professor desse aluno, uma vez que parte dele, o professor, o desejo de adotar ou não esse material.

Já recebi, por parte de colegas professores, os mais variados elogios, pela criação da coleção Fundamentos da Matemática. Incomum é receber esse tipo de elogio por parte de alunos, para quem, na grande maioria dos casos, estudar é um fardo enorme.

O reconhecimento e a gratidão manifestados pelo Luiz Fermiano, um aluno do 9º ano, que com certeza contou com o incentivo do seu Professor de Matemática, são sem sombra de dúvida, o motivo principal da felicidade e emoção que sinto neste momento e demosntram de forma clara e inequívoca que o tempo investido nesse longo projeto não foi desperdiçado, rendeu, sim, frutos nas pessoas do Luiz e de seu Professor de Matemática, dois seres humanos com enorme generosidade. Parafraseando Fernando Pessoa – “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” – e voces têm uma alma enorme, portanto, …  Valeu a pena!!!

 

Francisco Ismael Reis.

AssinaturaFundoCla

02/05/2009